português english
 
notícias
2017-11-09
IFRRU 2020 | Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana

A Gestluz Consultores informa que estão abertas as candidaturas ao IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana.

O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana, que cobre todo o território nacional. 

Beneficiários: qualquer entidade, singular ou colectiva, pública ou privada (incluindo empresas, PME e não PME), que, independentemente da forma de financiamento, cumpra os critérios gerais de elegibilidade.

Podem ser apoiadas, no âmbito do IFRRU 2020, as seguintes tipologias de Operações Elegíveis:

  • Reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos (ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2 nos termos do Decreto-lei n.º 266-B/2012, de 31 de dezembro);
  • Reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas (pode incluir a construção e a reabilitação de edifícios e do espaço público);
  • Reabilitação de fracções privadas, inseridas em edifícios de habitação social, que sejam alvo de reabilitação integral.

No mesmo pedido de financiamento, o IFRRU 2020 apoia medidas de eficiência energética complementares às intervenções de reabilitação urbana. O investimento total, incluindo o IVA, numa operação de reabilitação urbana, não pode ser superior a 20 milhões de euros, nem superior a 10 milhões de euros na componente de eficiência energética.

Os edifícios a reabilitar têm de estar localizados numa área delimitada pelo Município: Área de Reabilitação Urbana (ARU) / Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU). Se a operação estiver inserida num edifício de habitação social, tem de estar localizada na área delimitada pelo Município no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD).

Forma de apoio: empréstimos, compostos por fundos públicos e, pelo menos em 50%, por fundos do banco com maturidades até 20 anos, períodos de carência equivalentes ao período do investimento + 6 meses (com um máximo de 4 anos) e taxas de juro abaixo das praticadas no mercado para investimentos da mesma natureza. 

Mais informações no link.

Gestluz Consultores, uma empresa com mais de 20 anos e com uma sólida experiência na gestão de projectos de investimento, tem ao dispor da V/ organização uma equipa de consultores com competências consolidadas e méritos reconhecidos em candidaturas já apresentadas e financiadas ao abrigo dos vários programas de apoio europeus e nacionais.

Contacte-nos através do endereço: candidaturas@gestluz.pt