português english
 
notícias
2014-12-31
Gestluz 20 Anos: Qualidade e Inovação

Desde 1999 que a Gestluz Consultores implementa sistemas de gestão, segundo os diferentes referenciais normativos internacionais e nacionais. A partir da implementação de um sistema de gestão integrado qualidade e ambiente numa empresa do sector têxtil, outros se seguiram nos mais diversos sectores de actividade.

Destaca-se o apoio que a Gestluz prestou à Associação Empresarial de Paços de Ferreira, a primeira associação empresarial a ter o seu sistema de gestão da qualidade certificado pela ISO 9001, na área dos serviços a empresas, formação e feiras e exposições. Ainda como projecto pioneiro, salienta-se a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira que se constituiu como a primeira biblioteca pública com certificação da qualidade, segundo a norma ISO 9001.

Contam-se relevantes projectos de implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente, inovação, recursos humanos, entre outros, quer no sector público quer no sector privado. O objectivo é introduzir valor acrescentado às organizações e não apenas obter a certificação, em que o resultado a atingir é a implementação de um sistema de gestão por processos, orientado para objectivos, focalizado na eficácia dos processos e na melhoria dos resultados.

Trabalhamos com empresas, mas também com a administração local, sendo disso exemplo a implementação de um sistema de gestão integrado Qualidade e Ambiente no Departamento de Ambiente, Planeamento e Gestão Urbana da Câmara Municipal da Maia, bem como o trabalho desenvolvido para a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tendo como âmbito o Pelouro do Planeamento e Urbanismo e as Divisões de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional e Acção Social e Qualidade de Vida.

A Gestluz Consultores tem uma metodologia de trabalho que, partindo da análise das práticas da organização, adequa o desenho do sistema de gestão à cultura e estratégia da organização. Estamos atentos às alterações de mercado e às necessidades dos nossos clientes.

Neste sentido, em 2009 iniciamos a implementação de sistemas de gestão da inovação, segundo a NP 4457 - Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, tendo desde logo apoiado a implementação de sistemas de gestão da IDI na Imoestatística - Edições Periódicas e Multimédia, Lda., Movensis - Serviços de Apoio a Comunicações, S.A., e beActive, S.A. - Produção de conteúdos criativos de entretenimento multiplataforma.

Trabalhamos na integração de sistemas de gestão da qualidade com a gestão da inovação, desenvolvendo um novo serviço + QI, que se direcciona a empresas com sistema de gestão da qualidade certificado pela ISO 9001 que pretendem consolidar a sua estratégia de inovação, assegurando uma maior mobilização da organização para a gestão da inovação.

Na área da economia social, apoiamos a implementação de sistemas de gestão da qualidade, segundo referenciais específicos deste sector. Em 2009, a Gestluz apoiou a ALADI - Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual no sistema EQUASS - European Quality in Social Services, um sistema de reconhecimento, garantia e certificação da qualidade dirigido às organizações que actuam no âmbito dos serviços sociais, tais como reabilitação, formação profissional, assistência e cuidados às pessoas em situação de fragilidade social e outros do domínio dos serviços pessoais de interesse geral.

Mais recentemente, fruto de parcerias estabelecidas, a Gestluz disponibiliza o serviço de implementação de sistemas de gestão da energia, o serviço + QE, que se orienta para empresas industriais que têm o seu sistema de gestão da qualidade e/ou ambiente certificado pelas normas aplicáveis, e que pretendem implementar uma gestão eficiente da energia, reduzindo o actual energy consuming.

A Gestluz Consultores envolve-se na implementação das soluções propostas, sustentando as nossas intervenções na qualidade, competência e capacidade dos nossos consultores e nas parcerias com empresas e profissionais com mérito reconhecidos.


Dossier especial: Gestluz 20 Anos