português english
 
Projectos em que estivemos inseridos
Desenvolvimento do Território
Conscientes que na planificação dos territórios/cidades é fundamental promover intervenções que garantam a sustentabilidade económica, mas também sociocultural e ambiental, e da importância dos Governos Locais no processo, a Gestluz Consultores mantém uma forte aposta nos serviços a instituições no âmbito do desenvolvimento sustentável do território.
Circuitos de Património Industrial

A operação Circuitos de Património Industrial constitui um projecto inovador de organização e disponibilização de circuitos de turismo industrial, numa iniciativa pioneira em Portugal que explora a cultura empreendedora do Concelho de São João da Madeira, e o seu património e arqueologia industrial, transformando-as numa oferta e produto turístico organizado.

A criação dos circuitos visa contribuir para a valorização do Património Cultural local, nomeadamente a arqueologia industrial de S. João da Madeira, quer ao nível do património edificado, quer ao nível dos processos de fabrico, quer ao nível de protecção de maquinaria; promover a cultura do concelho, peculiar e baseada no trabalho (Labor), testemunhar o passado histórico para os visitantes/turistas, e divulgar e dinamizar o Património Cultural de S. João da Madeira, potenciando um novo segmento de enriquecimento e distintivo de oferta turística, com valor económico, cultural e lúdico, numa iniciativa inovadora com recurso às novas tecnologias e às actividades criativas.

Os circuitos apostam na diferenciação tecnológica, disponibilizando um guia móvel enriquecido com conteúdos multimédia exclusivos, entre os quais áudios e língua gestual portuguesa, e integra seis empresas, duas instituições e um museu: Viarco (a única fábrica de lápis do País); Helsar e Evereste (do sector do calçado); Cortadoria Nacional de Pelo e Fepsa (da indústria de chapelaria); Heliotêxtil (fábrica de etiquetas e passamanarias); Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado; Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e Museu da Chapelaria, um dos ex-libris do município e único na Península Ibérica.

Também o histórico edifício da Torre da metalúrgica Oliva faz parte do projecto, já que aí virá a ser instalado o "Welcome Center" que funcionará como ponto de partida para iniciar a viagem pelo património industrial da cidade.

Envolvendo um investimento de 600 mil euros, financiado em 80 por cento pelo programa ON2 - Novo Norte, o projecto Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira contou com o apoio e assessoria da Gestluz Consultores.

Destaques
Parceria para a Regeneração Urbana de Vale de Cambra
  A Parceria de Regeneração Urbana de Vale de Cambra...(Ver mais)
Centro de Criação para o Teatro e as Artes de Rua
O Centro de Criação para o Teatro e as Artes de Rua (CCTAR) será um espaço(Ver mais)
Outros